quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Em dez anos, SP tem segundo maior volume de chuvas


O volume de chuva que atingiu São Paulo na última terça-feira (8) é o segundo maior em dez anos, de acordo com as medições do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura que monitora as condições no tempo da capital. O acumulado de chuvas deixa o solo encharcado e por isso o órgão alerta para o risco de novos deslizamentos.

A cidade de São Paulo viveu, de novo, um caos nesta terça-feira (8) com pontos de alagamento que até a prefeitura perdeu a contagem, marginais Tietê e Pinheiros travadas e um homem morreu soterrado na zona leste de São Paulo. Nem os jornalistas do R7 escaparam . Apesar disso tudo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) afirmou que estava tudo “sob controle”. Outras cinco pessoas morreram na Grande São Paulo.

Desde sua fundação, em 1999, o maior volume de chuva registrado pelo órgão foi em 24 de maio de 2005 – 76,2 milímetros. Na terça, os pluviômetros do CGE registraram até as 19h a média de 75,8 milímetros.

O volume de chuva desta terça-feira equivale a 37,7% da média prevista para todo mês de dezembro, que é de 201 milímetros, segundo o CGE. Nos oito primeiros dia do mês o CGE calcula que o acumulado de chuvas na cidade – 143,1 milímetros – corresponde a 71,2% da média para o mês de dezembro.


O índice de terça superou os maiores volumes de chuvas registrados nos últimos três anos: 73,3 milímetros no dia 29 de março de 2006, 62,2 milímetros em 19 de dezembro de 2007, e 60,8 milímetros em 29 de janeiro de 2008.

Os maiores índices pluviométricos registrados até as 19h na capital na terça-feira foram:

Consolação (região central) - 120,1 mm
Ermelino Matarazzo (zona leste) - 110,4 mm
Lapa (zona oeste) - 106,8 mm
Itaim Paulista (região leste)- 105,9 mm
Itaquera (zona leste) - 103,3 mm

As chuvas, diz o CGE, foram provocadas por uma frente fria, que seguiu em direção aos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas, nos próximos dias, a frente fria, juntamente com áreas de instabilidade, ainda influenciam o tempo em boa parte do Estado e da Capital, causando pancadas de chuvas ao menos até o fim de semana.
Os maiores volumes de chuvas devem ficar concentrados entre a sexta-feira (11) e o sábado (12).


Nenhum comentário:

Postar um comentário