quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Obama liga para Lula e pede que países trabalhem juntos em acordo para o clima


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, conversou nesta quarta-feira (16) por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma tentativa de fazer com que surja um acordo para conter o aquecimento global – o assunto está sendo debatido durante a Convenção das Nações Unidas para Mudança Climática, que acontece em Copenhague, na Dinamarca.

O objetivo da reunião, que começou na semana passada e vai até a próxima sexta-feira (18), é firmar um acordo para a redução das emissões de gases do efeito estufa, como o CO2 (dióxido de carbono), na tentativa de conter o aumento da temperatura na Terra.

A Casa Branca, sede do governo norte-americano, diz que Obama destacou o papel-chave do Brasil nas negociações e detalhou as medidas previstas pelos Estados Unidos para reduzir as emissões gases causadores do efeito estufa, como o CO2 (dióxido de carbono), e o financiamento para que os países possam tomar atitudes contra os efeitos da mudança climática.

– O presidente Obama destacou ao presidente Lula a importância de os dois países continuarem trabalhando para conseguir um acordo concreto que signifique um verdadeiro progresso e determinar uma ação global para enfrentar a ameaça da mudança climática.

O presidente americano também ligou para primeiro-ministro de Granada, Tillman Thomas, com o mesmo objetivo.

Antes, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, havia dito que Obama espera que sua presença na reunião, nesta sexta-feira, ajude os países a alcançar um acordo sobre o clima.

– O presidente tem esperança de que sua presença ajude e também espera que Copenhague termine com um acordo operacional forte.

Obama viajará nesta quinta-feira a Copenhague para assistir ao encerramento da conferência sobre o clima, que reúne cerca de 120 chefes de Estado e de governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário