domingo, 20 de dezembro de 2009

Serra manterá posição: não definirá candidatura antes de março

Os principais líderes do PSDB consideram que a desistência de Aécio Neves em concorrer à presidência da república pressiona o governador José Serra, mas admitem que ele deve manter a disposição de só anunciar candidatura em março. Para isso, basta que ele permaneça na dianteira, com ampla vantagem a administrar sbore a segunda colocada, Dilma Rousseff.

A chapa Serra-Aécio continua sendo a composição dos sonhos dos tucanos, que, no entanto, tratam o assunto com cautela. Também os Democratas torcem pela chapa puro-sangue, mas recomendam não fazer pressão em torno do tema.

Veja abaixo o ponto de vista de líderes das duas legendas sobre a desistência de Aécio e os novos rumos abertos a partir dela:

ARTUR VIRGÍLIO – líder do PSDB no senado

Artur Virgílio - Foto por Fábio Rodrigues Pozzebom / ABr

A decisão de Aécio – “O governador fez muitas consultas ao partido e disse que tinha duas alternativas. Uma, fazer o que fez. Outra, percorrer o Brasil e se engajar de maneira forte numa pré-campanha que poderia dar em rivalidade – e ele pretendia a unidade do partido.”

E agora, Serra? – “O governador Serra precisa entender que Aécio foi o grande artífice da campanha dele. Revelou muita articulação, agregando até para fora da nossa aliança tradicional. E também porque nacionalizou o seu nome. Isso tem de ser posto a serviço da candidatura una do partido.”

“O Serra pode tranqüilamente seguir até março. Quem tem de se mexer muito é sua concorrente, que está com 41% de rejeição. Não é brincadeira! Carregar um fardo desse é duro.”

“Se ele [Serra] tiver de se desincompatibilizar será no final de março, por aí. Seria esta a hora de ele realmente começar a disputar votos. Agora ele tem um belo trabalho pela frente, o de procurar agregar a alma do governador Aécio na campanha dele.”

A chapa puro-sangue – “Seria desejável ele [Aécio] ser vice do governador Serra, porque esta chapa sairia do sul e do leste com alguma coisa em torno de 30 a 35 milhões de votos. Mas, vamos ver. É uma tese tão palatável que todos no partido abriram mão em favor dele.”

AGRIPINO MAIA – líder dos Democratas no Sena

Definição do quadro – “O quadro começa a ficar definido. A candidatura está focada. O que falta é ser anunciada. O juiz do tempo de Serra é o próprio Serra. “

“Se nós tínhamos dois candidatos, agora temos um. Se temos um, eu acho que está posta uma candidatura. Temos hoje um grande candidato que é o governador Serra.”

Aécio, vice de Serra - “A chapa puro-sangue é uma chapa que agrada aos democratas porque nós apostamos nossas fichas nas perspectivas mais seguras de vitória, e a mais segura é Serra-Aécio.”

“Eu gostaria muito que pudesse haver um entendimento entre os dois. Seriam intérpretes dos dois maiores eleitorados do Brasil, e são também os dois maiores líderes de Minas e São Paulo. Se eles se entenderem a perspectiva de vitória fica enormemente acrescentada. “

“O compromisso de Aécio é com a vitória. E ele vai jogar todo o prestígio dele no sistema político ao qual ele pertence. Eu não tenho nenhuma dúvida sobre isso.”

Eleição plebiscitária - “O PT tem medo e quer fazer desta uma da disputa entre duas figuras que não são candidatas. Vai perdeu seu tempo! A disputa vai ser entre Serra e Dilma e não entre FHC e Lula.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário